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Loja física X online

Confira: Loja física X online

Saiba como os hábitos dos consumidores mudaram na pandemia e quais são as projeções para o futuro.

Imagem de Qualipack

Desde o primeiro trimestre de 2020, período em que se deu o início da pandemia, o comportamento dos consumidores mudou de forma drástica e duradoura. As restrições trazidas com o isolamento provocaram grandes modificações no convívio social e hábitos de consumo das pessoas ao redor do mundo. Distanciamento, restrições ao sair de casa e limitações na hora das compras foram alguns dos novos cenários que passaram a fazer parte da vida de toda a população mundial. Quer saber de qual forma isso afetou o comércio e como este problema foi solucionado? Confira abaixo.

Antes, o que era apenas uma ida ao mercado ou à uma loja no shopping, depois da pandemia se tornou um processo mais digitalizado e distante do real, mas ao mesmo tempo mais prático e confortável. De acordo com uma pesquisa realizada pela Veja, desde o começo da pandemia 62% dos brasileiros passaram a visitar menos lojas físicas e 40% fazem buscas na internet para obter informações mais detalhadas sobre produtos, contra 13% que fazem essas buscas em espaços físicos.

Os consumidores que fazem parte da minoria que busca por informações nas lojas físicas têm um perfil que busca mais segurança na hora da compra, facilidade na troca (quando necessário) e atendimento humanizado, olho no olho e que possibilita negociação.

Já o perfil de consumidores que buscam e comprar online tem características como a prioridade por praticidade de acessar qualquer site sem sair do conforto de casa ou do ambiente em que se encontra, facilidade na pesquisa e comparação de produtos do mesmo segmento e economia de tempo, uma vez que eles conseguem analisar as opções através de um toque no teclado do mouse ou computador.

Mas apesar de toda essa mudança de comportamento e diferenciação de perfil, será que as lojas físicas estarão para sempre em desvantagem? A resposta é: não!

Ao contrário do que pensam, apesar da ascensão dos e-commerces, a reabertura dos comércios a partir do segundo semestre de 2021 fez com que uma nova forma de experiência surgisse, o chamado omnichannel.

Traduzindo para o português, a estratégia omnicanal tem como foco transformar a experiência online e offline de consumo em uma única, através de opções de compras e ferramentas que possibilitam a integração de ambos os canais em um único momento. Lojas online com opção para retirada física e totens de compras de produtos fora de estoque em pontos de vendas físicos são duas das diversas possibilidades que a junção de canais proporciona. Ela também possibilita que a experiência e a segurança da loja física com a praticidade e velocidade das lojas online se juntem e diversifiquem a forma como o consumidor percorre sua jornada de compra.

A partir desta nova tendência, é possível garantir que o crescimento de lojas online e a readequação das lojas físicas está apenas no começo, tendo em vista que o Brasil é o 3º país onde se faz mais compras pela internet e que as estratégias omnichannel estão em destaque. Agora que você já sabe quais são os hábitos e propensões dos consumidores após a pandemia, quer saber quais são as tendências para o mercado óptico para 2022?

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